Tapioca de Carne Seca com Queijo

0
9

Algo que me encanta na elaboração dos alimentos, são os processos, as diversas formas, texturas e sabores que podemos conseguir, a partir de uma matéria prima. A mandioca, é uma raiz com essa capacidade fantástica de gerar subprodutos que dão origem a pratos surpreendentes.

Para fazer a farinha de mandioca, essencial na culinária nordestina, a raiz é ralada e espremida, dando origem a um líquido, que decantado gera uma pasta chamada de goma de mandioca. Seca ao sol, dá origem ao polvilho , que vamos usar nessa receita de tapioca.

Ingredientes

Goma de mandioca (ou massa para tapioca)

Charque ou carne-seca desfiada e já dessalgada;

Queijo mussarela

½ cebola picadinha;

Um fio de azeite

Modo de Preparo

Primeiro que tudo, dessalgue a carne seca, depois cozinhe até ficar molinha e depois desfie. Refogue o charque desfiado com a cebola picadinha e um fio de azeite, faça isso por uns 04 minutinhos.

Agora pegue uma frigideira grande, leve ao fogo baixinho (esse é o segredo!!) e coloque a goma de mandioca, procure espalhar em círculo, não deixando nenhuma parte mais grossa que a outra, como mostra a foto. Espere ela fica um pouquinho durinha (levanta com uma espátula). Coloque na metade dela um pouco do charque desfiado, acrescente a mussarela que pode ser picadinho ou não, e feche na metade, como uma meia lua.

Deixe assar um pouquinho mais e vire com cuidado o outro lado para dourar por igual. Pronto! Repita o processo para fazer quantas tapiocas desejar.

Viu como é fácil ?

tapioca de carne seca

Comente esse artigo usando o Facebook

Comentários

Comentários

Ou comente pelo formulário do site

FAÇA UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome