Doces, Natal, Sobremesas

Torta de Goiabada com Leite Condensado

Reclamo que meu esposo gostaria que eu fizesse doces todos os dias, mas estou vendo que também tenho minhas ideias fixas: repararam na quantidade de doces que faço?
Esta receita é uma torta de massa bem crocante e o recheio doce, tanto que você come uma fatia fininha e fica satisfeito.

Tem um visual fantástico porque o leite condensado, ao ir ao forno, acaba se transformando em uma espécie de doce de leite, brilhante chega a formar uns desenhos na borda da torta que parecem feitos propositalmente! Muito bom.

Ingredientes

MASSA:
200 g de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
1 pitada de sal
½ xícara de açúcar
1 gema
Casca ralada de 1/2 limão
3 xícaras de farinha de trigo

RECHEIO:
300 g de goiabada amolecida em ½ xícara de água
1 lata de leite condensado

Modo de Preparo

Comece derretendo a goiabada.  Corte-a em pedaços e leve ao fogo brando com a água, mexendo com colher de pau até desmanchar bem.  Deixe esfriar enquanto prepara a massa.
Em uma tigela misture a manteiga com o açúcar, o sal, a gema e as raspas de limão, mexendo até ficar um creme.  Só então vá acrescentando a farinha aos poucos, primeiro mexendo  com a colher e depois com a ponta dos dedos.  Quando terminar de colocar deverá estar uma massa homogênea, mas não precisa trabalhar ela demais, só o suficiente para dar liga.
Forre o fundo e as laterais (somente sobe uns dois centímetros) de uma forma redonda de aro removível.  Depois de coloca-la, pode alisar com o dorso de uma colher.  Fure o fundo da massa com um garfo e leve para assar em forno pré-aquecido por cerca de 20 a 30 minutos ou até ficar crocante e dourada (veja na foto).  Se durante o assado começar a “inflar”, dê uma abridinha no forno de leve e faça mais um ou dois furos, para ela abaixar, certo?
Tire do forno, espalhe a goiabada e em seguida cubra com o leite condensado.
Aí é só voltar ao forno por uns 20 minutos, para que doure.  Se o seu forno não tiver a opção de assar somente na parte superior, procure subir a grade de apoio para que o calor que concentra encima acelere o processo, certo?
Pronto, deixe esfriar e sirva.

torta-de-goiabada-com-leite-condensado

Você também pode gostar de

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *