Peixe Assado ao Vinagrete

0
2

Esse prato pode ser feito com praticamente qualquer tipo de peixe de água salgada. Entretanto, um peixe sem pele nesse caso irá permitir que o tempero penetre melhor na carne. Para esse preparo foram utilizados quatro peroás de pouco mais de 200 gramas cada.

Embora seja apreciado por muitos, o peixe assado é um prato que diversas pessoas têm medo de preparar. Dentre os medos mais comuns dois sempre se destacam: o ponto da carne e o sabor forte de lodo que alguns peixes, principalmente os de água doce, costumam ter.

Ingredientes

  • 1 kg de peixe sem pele (um peixe grande ou vários pequenos)
  • 2 tomates médios picados
  • 1 cebola roxa picada
  • Suco de um limão
  • Salsa e coentro picados
  • Quatro batatas médias
  • Sal e pimenta do reino à gosto

Como Preparar Peixe Assado ao Vinagrete

Faça um vinagrete misturando o tomate, a cebola, o suco do limão, a salsa, o coentro e um pouco de sal. Coloque os peixes nesse vinagrete e deixe marinar por trinta minutos. Depois desse tempo, retire o peixe e drene o vinagrete, mantendo a parte sólida e descartando o líquido.

Descasque as batatas e corte-as em fatias de aproximadamente um centímetro de espessura. Como o peixe não ficará muito tempo no forno, será necessário cozinhar as batatas (já fatiadas) com um pouco de sal por alguns minutos (de 7 a 8 minutos é o suficiente).

Com as batatas cozidas, forre um refratário que acomode o peixe por completo. Utilize parte do vinagrete drenado para rechear a cavidade do peixe e disponha-o sobre as batatas. Para quem gosta de farofa, misture um pouco de farinha de mandioca à parte sólida do vinagrete antes de rechear o peixe.

Coloque um pouco do vinagrete drenado sobre os peixes, regue-os com bastante azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido à 220º por quinze minutos. Após esse tempo retire o peixe do forno e verifique o ponto da carne, retirando com um garfo um pedaço da parte mais grossa do peixe: se a carne já estiver branca perto do osso é o suficiente. Senão, deixe por mais cinco minutos no forno, ainda coberto com o papel alumínio.

Depois desse tempo no forno retire o papel alumínio, regue o peixe com mais azeite e volte com ele para o forno por mais cinco minutos para que ele doure um pouco. É normal que o vinagrete libere muita água, então aproveite esse momento para descartar uma parte (ou toda ela) antes de voltar com o peixe para o forno. Sirva apenas com a batata ou acompanhado de arroz branco e salada.

COMPARTILHAR
Receita anteriorPolenta Cremosa à Bolonhesa
Publicando receitas caseiras deliciosas que faço no dia a dia ou em ocasiões especiais para a minha família e meus amigos. :)

Comente esse artigo usando o Facebook

Comentários

Comentários

Ou comente pelo formulário do site

FAÇA UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome